quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A escola e a construção do Projeto Político Pedagógico

A construção do projeto deve ser o momento de participação de todos os personagens envolvidos com a escola, numa gestão democrática é isso que deve acontecer. Pois a escola é uma instituição que está à serviço de sua comunidade. Um projeto político-pedagógico de uma escola apóia-se: no desenvolvimento de uma consciência crítica, no envolvimento das pessoas, na cooperação das várias esferas do governo, na autonomia, responsabilidade e criatividade como um processo e um produto do projeto. O que ocorre nas escolas públicas brasileiras é uma gestão burocrática da instituição onde a participação de todos não acontece . A ineficiência da escola pública faz surgir o movimento da chamada "escola cidadã". Ela vem surgindo em vários municípios, como uma alternativa nova e emergente, seus eixos norteadores são: a integração entre educação e cultura, escola e comunidade, a democratização das relações de poder, enfrentamento da questão da repetência e da avaliação, a visão interdisciplinar e transdiciplinar e a formação permanente dos educadores. Um bom exemplo de gestão que engloba a participação de todos rumo ao êxito pedagógico.

fonte: O Projeto Político-Pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania. Moacir Gadotti.

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